Páginas

26 de fevereiro de 2010

Não dado à Coca-Cola

Penso comigo que as exigências do ofício de bispo hoje em dia são semelhantes às do tempo de Paulo, que escreveu para Timóteo:

"Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;


Não dado ao vinho, não espancador [ou seja, não provocador ou violento], ( . . . ) não contencioso, não avarento." (I Timóteo 3:2¬3)


Em sua epístola a Tito, o Apóstolo Paulo acrescenta que "convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus; ( . . . )  Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes". (Tito 1:7, 9)


Pensando sobre esta admoestação: "NÃO DADO AO VINHO" , talvez pudéssemos dizer hoje: Ah! É claro que um bispo não irá beber vinho! Contudo creio que podemos ir um pouco além.

Vejamos as palavras de Heber J. Grant o sétimo profeta e presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Ele foi conhecido por guiar a Igreja pelos períodos mais difíceis incluindo a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial.
Presidente da Igreja, Conference Report, April 1922, p.165

"O Chefe do Departamento de Saúde, Dr. Beatty, pediu-me para dizer aos Santos dos Últimos Dias que existem mais ingredientes prejudiciais na Coca-Cola do que existem no café. E digo aos Santos dos Últimos Dias e é meu direito dizê-lo, porque vocês cantaram quando esta conferência começou:

"Damos graças a ti ó Deus

Por um Profeta, para guiar-nos

Nestes últimos dias;

Damos graças por enviar o Evangelho

Para iluminar nossas mentes com seus raios.

Somos gratos por toda benção

Derramada por tua bondosa mão;

Sentimos prazer ao serví-lo

E amamos obedecer seu comando."


Agora, se vocês compreendem isto, eu não vou lhes dar nenhum mandamento, mas vou lhes pedir isto como um favor pessoal e individual a mim; para deixarem a Coca-Cola. O Senhor não quer que vocês usem qualquer droga que cria um apetite por si própria".



Ao atentar-mos para frase: "vou lhes pedir isto como um favor pessoal e individual a mim," poderíamos a priori supor que não passa de um pedido de um colega para outro; “Olha se você puder fazer este favor para mim...”
Façamos uma pausa e analisemos um outro ponto que corrobora com a visão que precisamos ter em relação a este assunto.



Não se sabe exatamente quando o Profeta Joseph Smith começou a registrar as principais revelações que recebeu mas sua história pessoal indica que até princípios de 1829 ele já as escrevia com regularidade e que em 6 de abril de 1830, ao organizar a Igreja, recebeu uma revelação que mandou a Igreja manter um registro de suas atividades. Dado que aqueles conselhos são importantes com relação ao que sucedeu na Conferência de Hiram, permitam-me citar:
"Eis que um registro será escrito entre vós; e nele serás [Joseph Smith] chamado vidente, tradutor, profeta, apoóstolo de Jesus Cristo, élder da igreja pela vontade de Deus, o Pai, e pela graça de vosso Senhor Jesus Cristo,
"Portanto vós, ou seja, a igreja, dareis ouvidos a todas as palavras e mandamentos que ele vos transmitir à medida que ele os receber, andando em toda santidade diante de mim;

"Pois suas palavras recebereis como de minha própria boca, como toda paciência e fé.

"Porque, assim fazendo, as portas do inferno não prevalecerão contra vós; sim, e o Senhor Deus afastará de vós os poderes das trevas e fará tremerem os céus para o vosso bem e para a glória de seu nome" (D&C 21:1, 4-6).



O Senhor disse: ...deixem a coca-cola, não quero que vocês usem qualquer droga que crie um apetite por si próprio.

Muitos dirão: Não foi o Senhor quem disse isso e sim Heber J. Grant. Talvez tal pessoa devesse compreender melhor o que está escrito em D&C 1:30O que eu, o Senhor, disse está dito e não me desculpo; e ainda que passem os céus e a Terra, minha palavra não passará, mas será toda cumprida, seja pela minha própria voz ou pela voz de meus servos, é o mesmo.”

Repito: “...seja pela minha própria voz ou pela voz de meus servos, é o mesmo.”
Heber J. Grant assim como outros líderes, e eu irei citá-los logo abaixo, ao declarar que não devemos fazer uso de coca-cola estava agindo em nome do Senhor, em outras palavras, a voz que foi ouvida era de Hebert, e outros profetas, mas é a mesma coisa como se tivéssemos ouvindo o próprio Deus falando.



Outros líderes falando sobre refrigerantes a base de cola:



Joseph Fielding Smith Presidente do Conselho dos Doze Apóstolos, I E September 1966, p.766-767
"Pessoalmente, eu não tenho conhecimento com relação ao conteúdo das bebidas com Cola e portanto não posso dar um conselho perito. Contudo, eu tenho a declaração de um hábil químico, que as bebidas com Cola possuem cafeína, o elemento tão dominante no café e outros estimulantes. Há uma coisa que eu sei, contudo: esta bebida estimulante não é servida em meu lar, e não importa onde eu esteja; pessoalmente eu a evito. Numa revelação ao Profeta Joseph Smith foi dado a conhecer em sua época que esses dois estimulantes (café e chá) foram incluídos, mas que a revelação não era limitada neste conselho a apenas estas duas bebidas. Se os membros da Igreja gastassem algum tempo para ler cuidadosamente o que o Senhor disse-lhes na Palavra de Sabedoria, seção 89 de D&C, e então ouvissem essas declarações, eles seriam grandemente beneficiados" .







Spencer W. Kimball Presidente da Igreja, Teachings of Spencer W. Kimball, p.202

"Eu não bebo nenhuma bebida que possua Cola e minha esperança pessoal é que ninguém o faça."




Bruce R. McConkie Membro do Quorum dos Doze Apóstolos. Mormon Doctrine, p.845
"... Contudo existem muitas outras substâncias que exercem um efeito prejudicial ao corpo humano, apesar de não serem especificamente proibidas na Palavra de Sabedoria. Certamente a utilização de bebidas com Cola, apesar de não incluídas dentro do padrão aqui estabelecido, estão em violação ao Espírito da Palavra de Sabedoria. Drogas prejudiciais de qualquer natureza estão na mesma categoria".


Comecei este texto dizendo: ...penso comigo que as exigências do ofício de bispo hoje em dia são semelhantes às do tempo de Paulo, que escreveu para Timóteo: "Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível...

Ser irrepreensível significa aquele que não merece censura; em que não há nada a repreender: conduta irrepreensível.
Não podemos ver bispos em Sião, tomando Coca-cola! 

Nenhum comentário: