Páginas

22 de março de 2009

A DESTRUIÇÃO DO LIVRO DE MANDAMENTOS

O material mais importante que estava sendo impresso na redação do jornal era o Livro de Mandamentos, a primeira compilação das revelações recebidas pelo Profeta Joseph Smith. Quando a multidão hostil atacou o edifício, as pessoas atiraram pelas ruas as páginas soltas do livro. Vendo isso, duas jovens da igreja, Mary Elizabeth Rollins e sua irmã, Caroline, mesmo correndo risco de vida, procuraram salvar o que era possível. Mary Elizabeth contou: “A [turba] levou para fora grandes folhas de papel e os homens disseram: ‘Aqui estão os Mandamentos Mórmons’. Minha irmã Caroline e eu estávamos no canto de uma cerca, observando-os. Quando falaram dos mandamentos, decidi que queria ficar com alguns deles. Minha irmã disse que, se eu fosse pegar algum, ela também iria, mas comentou: ‘Eles vão nos matar’.” Enquanto a turba estava ocupada num lado da casa, as duas correram e encheram as mãos com as preciosas páginas. Os homens viram as meninas e mandaram que parassem. Mary Elizabeth contou:
“Corremos o mais rápido possível. Dois deles foram atrás de nós. Vendo uma abertura numa cerca, entramos num grande milharal, colocamos os papéis no chão e deitamo-nos sobre eles. O milharal tinha entre um metro e meio e dois metros de altura e era bem fechado; eles nos perseguiram por um tempo considerável e chegaram muito perto de nós, mas não nos encontraram”.

Quando os valentões foram embora, as meninas correram para um velho estábulo feito de troncos. Lá, conforme relata Mary Elizabeth, encontraram “a irmã Phelps e os filhos carregando mato e empilhando-o num lado do celeiro para servir de cama. Ela perguntou-me o que eu tinha nas mãos – eu contei. Ela, então, pegou as folhas. ( . . . ) Encadernaram as páginas em pequenos livros e enviaram-me um exemplar, o qual prezo imensamente

Nenhum comentário: