Páginas

26 de dezembro de 2008

Até quando crescerá Sião?

"Sião deve crescer...

O Velho testamento, no livro de Isaías, faz duas referências às estacas: - "Olha para Sião,...tenda que não será derribada; cujas estacas nunca serão arrancadas e das suas cordas nenhuma se quebrará". (Isaías 33:20)

E então "amplia o lugar da tuia tenda, e as cortinas da tua habitação se estendam; não impeças, alonga tuas cordas e firma bem as tuas estacas". (Isaías 54:2)
Quando eu era jovem com os meus 14 e 15 anos, lembro-me de como era divertido participar dos acampamentos dos vanguardas, certa vez na cidade de Batatais-SP ficamos vários dias acampados em uma grande floresta. Lembro-me das grandes estacas que os líderes fincavam no chão para segurar a enorme lona preta. Descobri a importância de fincar solidamente as estacas na terra antes de erguermos a barraca em que dormiríamos naquelas várias noites, enquanto acampávamos.
As tendas deixadas frouxas ao vento, porque as estacas não estavam bem colocadas, eram as que se rasgariam ou cairiam. As barracas que estavam bem seguras pelas estacas podiam suportar as rajadas de ventos fortes comuns na região de Batatais.
É bastante propício que o Senhor tenha decidido chamar suas organizações locais de estacas. Elas são realmente as âncoras que apóiam o Evangelho, o qual deve tornar-se a tenda que irá cobrir a terra. A Igreja é tão forte quanto as estacas que a apóiam.
Tive o privilégio de servir durante dois anos em uma missão de tempo integral no belo estado de Santa Catarina, onde a igreja cresce de maneira sólida e constante.
Minha esposa e eu tivemos o grande privilégio de servir durante dois anos aos santos de Campinas, uma cidade maravilhosa de um povo peculiar, onde há uma bela Casa do Senhor majestosamente eregida no cume de uma montanha no distrito de Sousas. Quatro estacas estão plenamente estabelecidas em Campinas e a igreja continua crescendo por lá! Não tenho dúvidas de que há uma correlação direta entre o índice de crescimento da Igreja e a força das estacas onde tal crescimento esteja ocorrendo. As estacas fortes produzem crescimento. As estacas fracas têm um crescimento muito mais lento.
Isto me levou ao conhecimento de que o Reino de Deus só pode ser estabelecido com a mesma rapidez com que fortalecemos as estacas da Igreja.
Doutrina e Convênios nos fala a respeito de pelo menos duas importantes áreas orientando o estabelecimento das estacas. A Primeira: "E novamente, se em Sião ou qualquer de suas estacas organizadas, houver pais que, tendo filhos, não os ensinarem a compreender a doutrina...
"Pois isto será lei para os habitantes de Sião ou para os de qualquer de suas estacas organizadas. " (D&C 38:25,26)
Sim, a organização da estaca constitui em si mesma uma estrutura, um sistema, um canal de comunicação que atinge a cada membro da Igreja.
Desde o presidente da estaca, passando pelos bispos das alas e líderes do Sacerdócio de Melquesedeque, até o pai de cada lar, há um sistema estabelecido para fortalecimento da fé em cada membro da Igreja.
Que Sião continue a crescer onde houver santos dispostos a trabalharem de maneira altruísta e abnegada, adespeito de todo e qualquer desafio local.
Cito para concluir meu testemunho as palavras proféticas de Joseph: ...até que o Grande Jeová diga que a obra está concluída!"

Nenhum comentário: